conteúdo anamórfico
ilusão 3d fora do ecrã
| caso de estudo |
conteúdo anamórfico
ilusão 3d fora do ecrã
| caso de estudo |
PROJETO: Pesquisa & Desenvolvimento de Gráficos e Animações Anamórficas
SOFTWARE: Blender | Godot Engine | GDscript
MATERIAL USADO: Modelos 3D (Suzanne, Dodge Challenger 1970)
TAREFAS: Desenvolvimento Técnico | Projeção de Câmara | UV Unwrapping | Solução para Anamorfose em Tempo Real | Programação
Já viram aquelas imagens que parecem "saltar" da parede ou do chão quando vistas de um certo ângulo? Ou então, aquelas pinturas que se transformam em algo totalmente diferente dependendo de onde você está? Isso é chamado de anamorfose! É como uma brincadeira para com a nossa percepção. Os artistas "distorcem" as imagens de propósito, criando uma ilusão ótica que nos faz ver algo em 3D onde, na verdade, só existe uma imagem plana. A anamorfose é uma técnica artística fascinante que nos mostra como a nossa percepção pode ser enganadora. É uma forma de arte que nos convida a olhar o mundo de uma perspectiva diferente e a questionar o que é real e o que é ilusão.
Estudo sobre o ecrã LED que serviu para promover "Nike Japan’s Air Max Day 3D Billboard", em Tóquio, no Japão:
Pesquisa no Google Maps para obter informações sobre as especificidades técnicas e dimensões do ecrã:
Recriação em 3D, no Blender, para efeitos de teste de sobreposição e mockup:
Ilustração visual simplificada do meu processo de criação de conteúdos anamórficos no Blender em três etapas:
Primeira: Captura de cena em 3D;
Segunda: Projeção de Câmara num objeto 3D com a mesma forma geométrica do ecrã de destino;
Terceira: Projeção transferido para um plano com a resolução final do ecrã de destino.
Um dos meus grandes desafios, objetivos e inspiração pessoal em relação a conteúdos anamórficos era o da possibilidade de criação de conteúdos anamórficos interativos, em tempo real. Algo que nunca vi, a não ser em ecrãs planos ou apenas levemente curvos.
Tal como acima, na ilustração das três etapas do meu processo de trabalho no Blender, segue também abaixo para demonstração, o meu protótipo de conteúdo anamórfico em tempo real, totalmente funcional, projetado sobre um ecrã curvo em forma de L, usando o motor de jogos, Godot Engine:
A minha primeira tentativa de demonstração de uma animação anamórfica num ecrã LED plano, de grande porte:
Demonstração pessoal um pouco mais elaborada. Desta vez para um ecrã de canto:
Superimposição 3D sobre a fotografia da estrutura do ecrã anamórfico na fábrica da Simtech, para o Resorts World Sentosa:
Animação anamórfica criado apenas como projeto pessoal e para fins de teste no primeiro ecrã anamórfico fabricado pela Simtech para Resorts World Sentosa: